Redução drástica no prazo de cancelamento da NFC-e

Um breve histórico da NFC-e
A Nota Fiscal Eletrônica do Consumidor, modelo 65 (NFC-e), também conhecida como Cupom Fiscal Eletrônico é um dos membros mais novos da “família” de Documentos Fiscais Eletrônicos.

Foi criada em dezembro de 2016 para substituir o antigo Cupom Fiscal “Analógico”, que ainda existe em alguns estados, porém em franco processo de extinção.

Como todo Documento Eletrônico, a NFC-e é enviada instantânea e digitalmente para a SEFAZ (Secretaria de Fazenda) do Estado onde a operação está acontecendo, dessa forma o Fisco tem conhecimento das transações em tempo real.

Quais foram as mudanças na NFC-e?
Recentemente o ajuste SINIEF 07/18 alterou a cláusula décima quinta do ajuste SINIEF 19/16 (Norma que instituiu originalmente a NFC-e) reduzindo drasticamente o prazo de cancelamento desse tipo de documento, de 24 horas para 30 minutos, desde que não tenha havido o trânsito da mercadoria.

Veja na íntegra:

Cláusula décima quinta O emitente poderá solicitar o cancelamento da NFC-e, desde que não tenha havido a saída da mercadoria, em prazo não superior a 30 minutos, podendo ser reduzido a critério de cada unidade federada, contado do momento em que foi concedida a Autorização de Uso da NFC-e, de que trata o inciso I da cláusula oitava.”

O que isso representa?
A norma original (Ajuste SINIEF 09/2016) permitia o prazo de cancelamento de uma NFC-e de 24 horas, porém com a nova redação (Ajuste SINIEF 07/2018) esse prazo foi reduzido para 30 minutos, desde que a mercadoria não tenha saído da empresa.

Na prática, antes uma NFC-e tinha um dia inteiro (24 horas para ser cancelada) mas agora esse prazo caiu para apenas meia hora.

Essa norma vale para o país inteiro?
Sim, a norma do SINIEF tem alcance nacional, cabendo a cada estado fazer a regulamentação.

O estado do Paraná por exemplo, através do decreto estadual 10.858 normatizou o assunto em acordo com o ajuste 07/2018, portanto a norma para a NFC-e começará a valer no estado.

O mesmo será feito posteriormente por outros estados, como SEFAZ PE, SEFAZ SP, etc.

Quando o prazo reduzido começa a valer?
A partir de 01 de outubro de 2018.

Em que situações uma NFC-e precisa ser cancelada?
Pensando na nova regra, imagine esta cena: O cliente vai à uma loja, escolhe e compra um produto.

Depois de efetuar o pagamento e receber a NFC-e (o Cupom Fiscal Eletrônico) o cliente percebe que comprou o produto errado (uma lâmpada de 20 W ao invés de uma 30 W, um colchão de 88 cm ao invés de um de 98 cm, para ficar em dois exemplos).

Nesse caso, como se passaram menos de 30 minutos e a mercadoria não saiu da loja, a empresa pode cancelar o Cupom Fiscal Eletrônico através do próprio sistema emissor e reemitir um novo com o produto desejado pelo cliente.

O que fazer quando o prazo de cancelamento for ultrapassado?
Ainda usando o exemplo acima, supondo que o tempo de emissão tivesse ultrapassado o limite de 30 minutos, a empresa teria que então emitir uma NF-e (Nota Fiscal Eletrônica) em nome do cliente dando “entrada” na mercadoria, com isso ela anularia a operação original gerada pelo Cupom Fiscal Eletrônico e corrigiria a saída do estoque.

Inauguração Nova Padaria Scherrer

Na manhã desta quinta-feira (04), foi inaugurada a nova loja da Padaria Scherrer. Um ambiente novo, moderno e sofisticado para atender seus clientes.

Fundada em 1991 pelos irmãos Valdeir e Josias Scherrer, o estabelecimento se consolidou durante os anos como uma marca forte no município de Presidente Kennedy. Atualmente a marca é administrada por Valdeir e seus filhos Marcos Vinícius e Felipe Scherrer.

A nova Padaria Scherrer, com uma estrutura de três andares, além da ampla loja, possui um andar térreo que produz uma grande variedade de pães e toda confeitaria, e um andar para produzir um cardápio variado de salgados e tortas.

A inauguração contou com o suporte do aplicativo de gestão SysPDV que é um software para uso de frente de loja desenvolvido com o objetivo de atender a todos os estabelecimentos comerciais que buscam uma solução prática, confiável e que esteja de acordo com todas as especificações legais. Sistema ideal para o mercado varejista em geral.

O software conta com os seguintes recursos:

  • Agilidade no atendimento aos clientes
  • Simplifica o planejamento da produção
  • Uso de ficha técnica e padronização do modo de preparo
  • Elaboração automática da tabela nutricional
  • Precificação com base no custo de produção
  • Promoções diferenciadas de produtos
  • Entregas em domicílio
  • Análise de resultados financeiros

Atualização NF-e 4.0

 

Ressaltamos  a importância da atualização dos nossos clientes para a versão da Nota Fiscal 4.0.

A nova versão passa a vigorar efetivamente em 02 de Julho de 2018, por esse motivo se faz necessário que as atualizações ocorram até no máximo dia 28 de Junho de 2018, pois, caso contrário, os usuário de NF-e não conseguirão validar a Nota Fiscal.

Logo, buscando evitar maiores transtornos solicitamos total atenção a esse aspecto.

Solicitamos que entre em contato conosco via acesso pelo aplicativo Técnica – Suporte Remoto ou via telefone 28 3522-4277 (ramal 5).

Atenção: a Sefaz limitará os envios de NF-e e NFC-e com rejeição

Olá, tudo bem?

A partir de 16 de maio de 2018 a SEFAZ passou a monitorar e limitar a quantidade de envios de documentos fiscais eletrônicos com rejeição, NF-e e NFC-e. Com isso o contribuinte pode ter o serviço de autenticação bloqueado por 60 minutos após 30 tentativas de envio do mesmo documento com rejeição ou ser suspenso de forma permanente após 50 interrupções deste tipo, sendo necessário, neste último caso, entrar em contato com a Sefaz para desbloquear o serviço.

Entre em contato com o suporte para receber a última atualização do seu software a fim de evitar futuros transtornos.

Equipe Técnica Automação Comercial

Atualização NFC-e

Já ouviu falar de NFC-e?

NFC-e é uma sigla que corresponde a Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica. Ela é um documento eletrônico, que irá substituir as Notas Fiscais de Venda a Consumidor, modelo 2 e o cupom fiscal emitido por impressora ECF. Não confunda com uma NF-e!

Atenção! É importante ter controle de NFC-e, NF-e e CT-e emitidas contra seu CNPJ! Conte com uma de nossas soluções, que consulta, baixa e guarda esses documentos em lote! Baixe suas NF-e agora.

O intuito da NFC-e é informatizar a emissão do cupom fiscal efetuando a comunicação com a SEFAZ para cada venda, dessa forma registrando cada venda que poderá ser consultada posteriormente pelo cliente.

Assim como a NF-e, é representada por um arquivo XML mas possui uma versão legível, chamada de DANFe-NFC-e.

Vale lembrar que o prazo limite para a implantação da NFC-e no Estado do Espírito Santo é até 31/12/2018.

Não deixe para a última hora, atualize já!

Os nossos clientes de software já tem acesso gratuitamente às atualizações para NFC-e. Entre em contato com o suporte via acesso remoto ou telefone e solicitar a sua atualização. Nossos técnicos agendarão a atualização do aplicativo e treinarão os colaboradores de sua empresa.

Não deixe para a última hora, os clientes que atualizarem têm várias vantagens como: dispensa do uso de ECF, geração do arquivo do PAF, Redução Z, Leitura da Memória Fiscal e as empresas optantes do Simples Nacional, ficam dispensadas da apresentação do arquivo do Sintegra.

Nossas Soluções

A Técnica Automação Comercial fornece diversas soluções de software e hardware para os diferentes segmentos de mercado. Visamos a satisfação, fornecendo produtos e serviços de se encaixam com a real necessidade de cada cliente.

Fornecemos impressoras para emissão de cupom NFC-e, aplicativos de venda e gestão, leitores de códigos de barras, balanças, relógios de ponto, aplicativo de controle de ponto, demais produtos para automação comercial. Acesse nossa loja virtual e confira todos os nossos produtos e serviços.

Atendemos a maioria dos segmentos do varejo. Consulte-nos.

Baixe sua ECF antiga

Entre em contato conosco e solicite a baixa da sua ECF (impressora fiscal) e fique em dia com a receita estadual. Ao atualizar todos os pontos de venda (PDV) para NFC-e é necessário baixar todas as ECF’s vinculadas ao seu CNPJ.

Credenciamento NFC-e

NFC-e/ES – Sefaz cria cronograma de adesão à Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica.

A NFC-e substitui as notas fiscais de venda ao consumidor, tais como a Nota Fiscal Modelo 2 e o Cupom Fiscal emitido por ECF. Além de promover mais segurança e transparência às transações, uma das principais características do novo formato é a dispensa do uso da impressora fiscal, que proporciona mais economia para sua empresa, entre outras vantagens. A NCF-e aperfeiçoa as rotinas de compra e venda, reduzindo custos e simplificando o processo para empreendedores.
A Sefaz-ES decretou que a partir de 1º de janeiro de 2018, todos os estabelecimentos varejistas devem credenciar suas empresas à NFC-e. Porém, o lojista que ainda possuir o equipamento Emissor de Cupom Fiscal, ainda poderá utilizá-lo até dezembro de 2018 ou até que se esgote a sua memória fiscal, segundo o cronograma que a Sefaz-ES estabeleceu.
O credenciamento é obrigatório à todas as empresas do varejo. A sugestão é que cada lojista procure sua contabilidade para que o contador credencie sua empresa à NFC-e ou acesse o link https://goo.gl/4mBf7R para fazer o credenciamento por conta própria.
A Técnica Automação Comercial possui aplicativo de vendas completos para atender os requisitos da Sefaz em relação à emissão de NFC-e, NF-e, Sintegra, SPED e demais solicitações fiscais. Conta também com uma gama de produtos para o varejo como impressoras, leitores de código de barras, balanças e etc. Além da comercialização, também contamos com suporte próprio de software e hardware agilizando o atendimento dos clientes.
Entre em contato conosco para conhecer nossos produtos. Aproveite esse momento pois nossos produtos estão em promoção.

Horário de Verão

O horário de de verão entrou em vigor na madrugada no dia 15/10/2017 e com isso é necessário alterar o horário das impressoras fiscais.

Pensando no melhor para os nossos clientes, desenvolvemos um tutorial de alteração para o horário de verão para as impressoras fiscais Bematech e Sweda.

Tutorial das impressoras fiscais Bematech: https://goo.gl/p9GFSp.

Tutorial das impressoras fiscais Sweda: https://goo.gl/aCZKjq.

Em caso de dúvida, por favor, entre em contato conosco.
Telefone: 28 3522-4277 ramal 5
Aplicativo de suporte remoto: https://goo.gl/oime5B.

12ª Feira de Negócios de Cachoeiro de Itapemirim

Mais uma vez participamos da Feira de Negócios de Cachoeiro de Itapemirim que se realizou na semana de 25 à 28/07/2017. O evento contou com nosso estande onde apresentamos as melhores soluções para o  mercado varejista de nossa região.

Foram quatro dias de muito trabalho e o fruto disso foram diversos negócios concretizados. Mas o mais importante foi a certeza de que fizemos um bom trabalho oferendo a solução ideal para cada cliente. É o que fazemos. Não nos importamos com números, mas com a certeza de um trabalho bem feito!

Um muito obrigado a todos os clientes, parceiros e amigos que nos visitaram durante estes dias! Contamos com sua presença em futuros eventos!

Últimos dias para a 12.ª Feira de Negócios de Cachoeiro de Itapemirim

O sucesso continua!

Aproveite os últimos dias da 12ª Feira de Negócios de Cachoeiro e Itapemirim para conhecer nosso estande e aproveitar nossas ofertas.
Estamos com promoção de até 50% de desconto para os visitantes da feira nos aplicativos de vendas, impressoras não fiscais para impressão de NFC-e ou comanda para restaurantes, leitores de código de barras e outros.

Conheça as Novidades

NFC-e: Em junho deste ano o Estado do Espírito Santo sancionou a emissão das Notas Fiscais de Consumidor Eletrônicas trazendo muito mais economia e comodidade para quem aderir.

Restaurantes: O easy@ssist é uma plataforma de atendimento para bares, restaurantes, redes de fast food e demais segmentos de food service, que vai do cardápio ao pagamento, promovendo maior interatividade das empresas com seus clientes e maior velocidade no atendimento através de dispositivos móveis.

Micro e Pequenas empresas: Com o Bemacash você tem fácil acesso aos dados de estoque atual por produto, momento ideal para compras e muito mais. Deixe tudo mais bonito e organizado com equipamentos compactos e modernos. Sem preocupações com equipamentos e com suporte de um fornecedor para todos os itens que compõe a solução. Tudo isso com 36 meses de garantia!

Convite para a 12ª Feira de Negócios de Cachoeiro de Itapemirim

Convite

A Técnica Automação Comercial convida todos os amigos, parceiros e clientes para conhecer nosso stand na 12ª Feira de Negócios de Cachoeiro de Itapemirim – ES.


A Feira
A 12ª Feira do Comércio acontecerá nos dias 25/07 das 18h às 21h e de 26 à 28/07 das 14h às 21h no Parque de Exposições de Cachoeiro de Itapemirim – ES.
O evento contará com a presença da Técnica Automação Comercial e terá a apresentação de novidades no setor do varejo. Venha nos visitar!

Novidades
FIM DO ECF

A Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica foi sancionada este ano no estado do Espírito Santo e traz muita economia e benefícios para quem aderir.

O PROBLEMA É ESPAÇO?

Que tal automatizar o seu negócio sem ocupar muito espaço? Com nossas soluções você pode emitir cupons fiscais a partir de tablets ou smartfones em impressoras que cabem literalmente no seu bolso!

SEGMENTO DE FOODS

Experimente a plataforma de atendimento para bares, redes de fast food, restaurantes, e demais segmentos de food service, que vai do cardápio ao pagamento com atendimento através de dispositivos móveis.